quarta-feira, 30 de julho de 2014

WORLD TRADE CENTER


ÓLEO SOBRE TELA – 30X20


Um apelo para o mundo não fazer guerras, mas insentivar o esporte, a vida, a arte, a cultura.
Há uma jogadora negra jogando rugby, um símbolo em defesa da igualdade social, o não ao racismo, ao preconceito e apoio a todas as pessoas que sofrem por alguma privação na vida.
 
O World Trade Center (WTC) é um complexo de edifícios em construção na região de Lower Manhattan, Nova York, Estados Unidos, em substituição ao complexo original de sete prédios que anteriormente existia no local com o mesmo nome. O WTC original, caracterizado por marcantes torres gêmeas, foi inaugurado em 4 de abril de 1973 e destruído durante os ataques de 11 de setembro de 2001, juntamente com o World Trade Center 7. Os outros edifícios do complexo foram danificados nos ataques e suas ruínas foram então demolidas. O local está sendo reconstruído com cinco novos arranha-céus e um memorial para as vítimas dos ataques. Em novembro de 2011, apenas um arranha-céu já havia sido concluído; os outros quatro estão previstos para serem concluídos até 2020. O One World Trade Center será o principal edifício do novo complexo,[1] que se tornou o edifício mais alto da cidade de Nova York em 30 de abril de 2012 e está previsto para ser concluído até 2013. Uma sexta torre para o complexo ainda aguarda confirmação.
No momento da sua conclusão, o World Trade Center 1 (Torre Norte) e World Trade Center 2 (Torre Sul) originais, conhecidos em conjunto como "Torres Gêmeas", eram os edifícios mais altos do mundo. Os outros edifícios incluídos no antigo complexo eram o WTC 3 (o Marriott World Trade Center), WTC 4, WTC 5, WTC 6 e WTC 7. Todos estes edifícios foram construídos entre os anos de 1975 e 1985. O custo da construção foi de 400 milhões de dólares. O complexo, localizado no coração do centro financeiro de Nova York, tinha 1 240 000 metros quadrados de espaço de escritórios.
O World Trade Center passou por um incêndio em 13 de fevereiro de 1975, um atentado a bomba em 26 de fevereiro de 1993 e um assalto em 14 de janeiro de 1998. Em 1998, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu privatizar o complexo, ao arrendar os edifícios para uma empresa privada gerenciar e o escolhido com o contrato foi a Silverstein Properties em julho de 2001. Na manhã de 11 de setembro de 2001, sequestradores membros da organização fundamentalista islâmica al-Qaeda colidiram dois jatos Boeing 767 contra as Torres Gêmeas do complexo, em um ataque terrorista coordenado. Depois de queimar por 56 minutos, a Torre Sul (WTC 2) desmoronou, seguido depois de meia hora pela Torre Norte (WTC 1), resultando em 2.753 mortes Os escombros das torres, combinados aos incêndios que os destroços iniciaram em vários edifícios vizinhos, levou ao colapso parcial ou completo de todos os outros edifícios no complexo e causou danos maiores a dez outras grandes estruturas na zona próxima. O processo de limpeza e recuperação no local do World Trade Center levou oito meses.
Nos anos seguintes, os planos para um reconstruir o World Trade Center começaram a tomar forma. O primeiro prédio novo no local foi o World Trade Center 7, inaugurado em maio de 2006. A Lower Manhattan Development Corporation (LMDC), empresa criada em novembro de 2001 para supervisionar o processo de reconstrução, organizou competições para selecionar um projeto para um memorial. O projeto "Fundações da Memória", de Daniel Libeskind, foi selecionado como o plano diretor, mas depois passou por mudanças substanciais. O novo complexo do World Trade Center irá incluir o One World Trade Center, além de três outros arranha-céus de escritórios e o Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro.
O World Trade Center foi um complexo de sete escritórios inaugurados em 4 de abril de 1973. As torres gêmeas destruídas em 2001 representavam apenas uma parte desse complexo.

Cerca de 50 mil pessoas trabalhavam no WTC e por lá circulavam cerca de 200 mil por dia.
O 11 de setembro de 2001 caiu numa terça-feira.
O primeiro avião atingiu a primeira torre do World Trade Center às 8h46 da manhã nos Estados Unidos. O segundo atingiu a outra torre às 9h02. A primeira torre desabou 57 minutos depois de ter sido atingida. A segunda, caiu 102 minutos depois da colisão.
O Boeing 757 da American Airlines caiu sobre o Pentágono, sede das Forças Armadas norte-americanas, às 9h37.
O 757 da United Airlines que fazia o vôo 93, de Newark a São Francisco, caiu em Pittsburg, na Pensilvânia, às 10h06.
A colisão com os aviões fez com que cada uma das torres tremesse por pelo menos 4 minutos.
A temperatura nos andares atingidos pelo impacto dos aviões chegou a 1.000º C.
A energia liberada com o desabamento das torres corresponde a 1% da energia de uma bomba atômica.
O impacto dos desabamentos foi tão forte que gerou uma onda de tremores na terra que puderam ser notados a até 500 Km de distância.
A nuvem de poeira tóxica gerada pelo colapso do World Trade Center se espalhou num raio de 2 Km.
Os incêndios no chamado Marco Zero (local onde ficavam as torres) duraram 99 dias.
Apenas 289 corpos foram encontrados inteiros. E, no total, foram recolhidos 21.000 pedaços de corpos. Detalhe: morreram 2.753 pessoas nos ataques às torres gêmeas.
Calcula-se em 200 o número de pessoas que, desesperadas, saltaram das torres em chamas.
Oito crianças morreram nos ataques ao World Trade Center. Todas elas estavam nos aviões que atingiram as torres. A mais jovem tinha apenas dois anos.
Mais de três mil crianças ficaram órfãos de pai ou mãe no 11 de setembro.
Ao todo, morreram pessoas de 115 nacionalidades nos ataques de 11 de setembro.
20% dos norte-americanos conheciam pelo menos uma vítima dos atentados de 11 de setembro.
Nos anos seguintes aos ataques, foram removidos mais de 1 milhão de toneladas de destroços do Marco Zero.
Por duas horas, circulou a falsa notícia de que um carro-bomba teria explodido na frente da Casa Branca naquele fatídico 11 de setembro.
Calcula-se que foram perdidos 100 milhões de dólares em obras de arte com o desabamento do World Trade Center. Entre essas obras estavam trabalhos de Rodin, Miró, Alexander Calder e Roy Liechtenstein, entre outros. Só de Rodin, desapareceram mais de uma dúzia de obras.
O 11 de setembro foi o principal motivo da guerra do Afeganistão, iniciada em 2001. A influência sobre a invasão do Iraque anos depois também foi grande.
Existem inúmeras teorias conspiratórias sobre o 11 de setembro, cada uma mais bizarre do que a outra. Uma delas diz que o Pentágono foi atingido por um missil e outra, que Osama Bin Laden era agente da CIA.
Um dos boatos do 11 de setembro mais difundidos foi o de uma câmera encontrada nos escombros com uma foto tirada no topo de uma das torres. A falsa foto mostrava uma dos aviões colidindo com a torre.
Dez anos depois dos ataques de 11 de setembro, os gastos militares dos Estados Unidos saltaram de 3,1% para 4,7% do PIB.









Nenhum comentário:

Postar um comentário