quarta-feira, 30 de julho de 2014

“JOGO – RUGBY EM CADEIRA DE RODAS”




ÓLEO SOBRE TELA – 1MX90CM

Resumo das Regras de Rugby em Cadeira de Rodas

Quadra e equipamento de jogo
Rugby em cadeira de rodas é jogado em qualquer quadra de basquete de medida 28m por 15m. A Quadra é marcada pelas linhas de quadra, linha central, circulo central, e duas chaves.
A linha central divide a quadra em lado de defesa e ataque. O lado defensivo de uma equipe inclui a linha de gol e uma chave; o time marca pontos no lado ofensivo, que inclui a linha de gol e a chave do adversário. A linha central é considera parte do lado de defesa;
A área das chaves fica nas linhas de fundo da quadra. Ambas têm 8m de cumprimento e 1m75 de fundo. A linha de fundo da chave é a linha do gol. A linha do gol é demarcada por dois cones em cada ponta.
Rugby em cadeira de rodas é jogado com uma bola de voleibol.
Todos os atletas competem em cadeiras de rodas manuais. Existem normas especificas para o desenho e a construção das cadeiras. Essas regras foram criadas para garantir a segurança dos jogadores, e para evitar que alguém possa ter vantagem pela construção e/ou pelo design de sua cadeira.
Jogadores e oficias de arbitragem
Um time é composto por doze jogadores de ambos os sexos.
Todos jogadores são classificados. A classificação depende da funcionalidade de suas habilidades físicas; varia entre 0.5 (o mais comprometido) até 3.5 (o menos comprometido). Jogadores com diferentes classes têm diferentes funções durante o jogo. A classificação é feita por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde devidamente qualificados.
Cada time pode ter até quarto jogadores na quadra, juntos os quatro jogadores podem somar um máximo de 8.0 pontos. Isso requeira que as equipes usem diferentes formações táticas de seus jogadores.
Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.
O jogo é conduzido por dois árbitros, que tem a responsabilidade de garantir o cumprimento das regras. Estes são auxiliados por três mesários: um para manter o placar, um para marcação do tempo e um para marcação do tempo de penalidade. O terceiro arbitro, é o delegado técnico, que é o supervisor dos oficiais da mesa.
Tempo, Pontuação, Início e fim
O jogo é divido em quatro tempos de oito minutos. O tempo é marcado a partir do momento que a bola entra em jogo e é parado cada vez que o jogo é interrompido.
O jogo começa com a bola-ao-alto, como no basquete. Dois jogadores, um de cada equipe, se posicionam lado a lado no meio da quadra. O arbitro lança a bola ao alto enquanto os jogadores tentam alcançar e tocar-la para seus companheiros. O tempo do jogo quando a bola é tocada por um jogador. Durante a bola-ao-alto o jogador é permitido a tocar na bola, porem não de segurar-la, até que ela seja tocada por um outro jogador ou que ela toque o chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário